"Os telejornais obedecem a uma lógica comercial"
Se poderíamos ter esta impressão pessoal, agora é uma tese de doutoramento defendida recentemente por Nuno Goulart Brandão que o afirma sustentadamente. Enquanto se aguarda a publicação, aqui ficam os ecos na imprensa da defesa da tese (via Jornalismo e Comunicação):
"Os telejornais [designação utilizada para os espaços informativos das 20.00 nos três canais] obedecem a uma lógica comercial."
Enquanto a maior parte das notícias sobre "política nacional" são "negativas" ou "neutras", as de "Desporto" são "positivas" ou "neutras". Segundo Nuno Brandão, "uma notícia de televisão negativa é aquela cujo texto não é construtivo em relação ao evento que motivou a abordagem jornalístico".
A estação campeã das notícias abordadas pela "negativa" é a TVI. Quase metade das notícias exibidas naquela estação (44,09%) são "negativas". Na SIC esse valor baixa para 39,51%, mas é a RTP1 que se mostra a menos pessimista na forma de fazer jornalismo televisivo, com apenas 30% das notícias consideradas "negativas". A estação pública é até a que se mostra mais "neutra" ou "positiva" (45,14% e 24,35%, respectivamente). Apenas 15% das notícias da TVI foram positivas. Na SIC as notícias "positivas" cobriram 18,73% do noticiário da noite.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home