outubro 09, 2005

Auto-confiança nacional

Não foi em Portugal mas na Alemanha. Em 26 de Setembro teve início uma campanha mediática para relançar a auto-confiança nacional, sob o nome "Tu és a Alemanha". Curiosamente grande parte do esforço de financiamento vem de empresas privadas.

Será que estas campanhas ajudam em alguma coisa? Será que valeria a pena uma campanha destas em Portugal? Será que haveria financiadores privados em Portugal para uma campanha destas?

18 Comments:

Blogger Calvin said...

O Euro 2004 não foi uma campanha destas? :o)

10/10/05 23:41  
Blogger Helena Araújo said...

Pois!
E a Expo 98 também.
Vou traduzir o manifesto no Dois Dedos de Conversa.

11/10/05 07:06  
Blogger lb said...

Xiuuu!!!
Esperava que esta notícia embaraçosa sobre o meu país não chegasse aqui...

11/10/05 10:27  
Blogger CA said...

Lutz

(muito baixinho) porque é que esta notícia é embaraçosa?

11/10/05 15:47  
Blogger Helena Araújo said...

(mais baixinho ainda): já traduzi! E agora, publico ou não?
É embaraçoso dizer que gosto de algumas das ideias propostas?
Por exemplo:
"Não perguntes o que é que os outros podem fazer por ti. Tu és os outros.
Tu és a Alemanha.
Trata o teu país como um bom amigo. Não reclames sobre ele, ajuda-o."

11/10/05 21:24  
Blogger CA said...

Helena

(muito baixinho) Não percebo bem porque é que o Lutz se sente embaraçado. Por cá assumimos que andamos com o moral em baixo. Será que para os alemães isso é causa de embaraço? Será por darem um indício de fraqueza ou exprimirem estados de alma em público? Ou será que a campanha é sinal de algo menos edificante?

As ideias parecem interessantes. Como não sei alemão gostava de ver o manifesto traduzido. Para não embaraçar o Lutz podes omitir as referências ao país e dizer apenas que se trata de um outro país europeu mais rico que Portugal. ;)

A vantagem de vários países assumirem as suas fraquezas de ânimo é que o sentido de não estarem sós pode ajudar a elevar o moral (pelo menos com as pessoas às vezes funciona :) )

11/10/05 22:10  
Blogger Helena Araújo said...

CA,

o manifesto tem algumas partes piegas. Além disso, já há quem desconfie de alguma manobra populista, mais um golpe no sistema social, sabe-se lá.

OK, vou trocar partes do texto, e passo aqui como se fosse para Portugal.

11/10/05 22:29  
Blogger Helena Araújo said...

Acabei por não trocar nada, porque me faltam nomes de heróis portugueses...

Ora então:

"Uma borboleta pode provocar um ciclone.
O movimento de ar provocado pelo bater das suas asas pode derrubar árvores a alguns quilómetros de distância. Do mesmo modo que uma aragem pode provocar uma tempestade, também a tua acção pode ter resultados.
Irrealista, dizes tu?
Porque é que incitas a tua equipa no estádio, se a tua voz é tão insignificante?
Porque é que agitas bandeiras quando o Schumacher dá as suas voltas?
Tu sabes a resposta: porque da tua bandeira se fazem muitas bandeiras, e da tua voz se faz um coro. Tu és uma parte de tudo, e tudo é uma parte de ti.

Tu és a Alemanha.

A tua vontade é estimulante. Faz com que o teu avançado preferido e o Schumi sejam mais rápidos. Não interessa onde trabalhas. Não interessa o teu posto. Tu aguentas a empresa. Tu és a empresa.

Tu és a Alemanha.

O nosso tempo não é fácil. Ninguém afirma isso. Pode ser que estejas perante uma porta fechada, ou encostado à parede. Mas nós já conseguimos derrubar um muro. Na Alemanha há mãos em número suficiente para se unirem e se deitarem à obra. Somos 82 milhões. Sujemos as mãos. Tu és a mão. Tu és 82 milhões.

Tu és a Alemanha.

Então: que tal se te começasses a incitar a ti próprio? Carrega no acelerador, e não apenas quando vais na auto-estrada. Tira o pé do travão. Não há limites de velocidade na via alemã. Não perguntes o que é que os outros podem fazer por ti. Tu és os outros.

Tu és a Alemanha.

Trata o teu país como um bom amigo. Não reclames sobre ele, ajuda-o. Dá o teu melhor rendimento. E uma vez chegado aí, supera-te a ti próprio. Abana as tuas asas e derruba árvores. Tu és a asa, tu és a árvore.

Tu és a Alemanha."

Isto é o texto do spot de 2 minutos na TV. Nos jornais há uma série de anúncios, do género:
- tu és Johann Wolfgang von Goethe (convida as pessoas a tentar publicar os seus livros)
- tu és Ludwig van Beethoven (convida o grupo de música a sair da cave e tentar fazer um disco)
- etc.

11/10/05 23:30  
Blogger CA said...

Helena

Muito obrigado pela tradução. Penso que há aqui matéria para reflectirmos. Algumas partes querem realmente puxar a emoção sem que o conteúdo esteja à altura, mas o conjunto do manifesto não me parece disparatado.

O sentido do colectivo, de que todos juntos somos uma entidade maior do que a soma das partes, parece-me importante e necessário até para a vida equilibrada de cada um.

Acho que Portugal melhoraria muito se cada um de nós se sentisse feliz por poder dar algo, gratuitamente, aos seus concidadãos, ao seu país.

13/10/05 00:24  
Blogger Helena Araújo said...

Nem mais!
(eu gosto muito da parte: "tu és os outros.")

13/10/05 09:20  
Blogger lb said...

Peço desculpa pela recção atrasada! Podem publicar o texto a vontade!
Também não digo que o que ele diz está errado.
O que acho embaraçoso é primeiro que o país (Alemanha!!!) necessita dum programa paras levantar a auto-estima, e segundo, que se acredita isso seja possível através de propaganda!

14/10/05 16:00  
Blogger CA said...

Talvez não seja a Alemanha a precisar de leventar a auto-estima mas sim os alemães. A frase "Tu és a Alemanha" parece ter a intenção de levar os alemães a identificarem-se com a Alemanha. Isso não acontece neste momento? Como vai o sentido do colectivo? Se esta campanha fosse em Portugal não sei se poderia usar uma frase semelhante pois não sei se os portugueses se sentiriam muito melhor ao identificarem-se com o nome do país.

Quanto à eficácia da campanha: quem é o público alvo? Serão todos ou apenas determinados extractos da população? Qual foi o impacto em nós da campanha do Euro 2004 em que o Scollari dizia que estávamos todos convidados?

14/10/05 21:41  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2/11/05 13:13  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

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2/11/05 13:25  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

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4/11/05 05:53  
Anonymous Anónimo said...

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4/11/05 05:58  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

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3/1/06 19:59  
Blogger Unknown said...

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