novembro 23, 2005

Tendências do Vaticano

Será que tenho tendências heterossexuais profundamente enraizadas? E isso faz de mim inapto para algumas funções na Igreja? Esta preocupação surgiu-me ao tomar conhecimento da nova instrução do Vaticano sobre a admissão ao sacerdócio.

Décadas depois de a comunidade médica reconhecer que a homossexualidade não é uma doença, o Vaticano descobre que afinal a tendência homossexual incapacita para o correcto relacionamento com os outros!

A posição deste documento revela uma confusão de ideias e preconceitos e uma ignorância sobre a realidade das pessoas que me envergonha profundamente. É necessário andar muito longe dos caminhos de Cristo para escrever uma trapalhada tão grande.

Assim, enquanto católico, quero pedir desculpa a todas as pessoas por este documento. Não peço desculpa só aos homossexuais pois estes documentos prejudicam gravemente a todos, homossexuais e heterossexuais, celibatários e casados, adultos, jovens e crianças.

7 Comments:

Blogger timshel said...

acho que fazes bem em pedir desculpa

até pode ser que eu, que agora discordo de ti, deva no futuro, tal como o Vaticano, pedir desculpas retroactivas

mas não é isso que a minha consciência aqui e agora me diz

24/11/05 06:33  
Blogger CA said...

Timshell

O problema do documento é que nem sequer está bem feito. Se um heterossexual pode, fazendo voto de castidade, ser ordenado, porque não pode um homossexual que faz o mesmo voto, ser ordenado? Porque está menos apto para as relações humanas? Isto é um dos maiores disparates que já ouvi e não tem nada a ver com fé, tem a ver com preconceito. À parte isto, não encontro qualquer razão para negar a ordenação a homossexuais. Se considerássemos as "tendências" para o pecado ninguém teria ordenado Sto. Agostinho.

24/11/05 09:21  
Blogger maria said...

CA
Junto ao teu, o meu pedido de desculpas.
O referido documento suscita-me muitas perguntas. Vê-se que é o resultado de todos os escândalos sexuais e, sobretudo, relativos à pedofilia que têm vindo a lume. Até aqui se revela ignorância. Homossexualidade não tem que ver directamente com pedofilia.
Para mim, o importante, era rever toda a noção de vocação, de formação nos seminários, de critérios para ordenação, etc, etc, etc.
Este documento não tem pés nem cabeça e é uma vergonha que a Igreja ainda ponha as coisas nestes termos. Revela ignorância, preconceito, falta de coragem para tratar do que realmente interessa.

24/11/05 10:53  
Blogger Manuel said...

Caro CA
Subscrevo cada palavra do seu post. E junto o meu pedido de desculpas a todas as pessoas. Esta seria aliás, uma forma excelente de os católicos se pronunciarem: pedirem deculpa pelos dislates da hierarquia...

24/11/05 11:33  
Anonymous Anónimo said...

E como é que eles vão descobrir quem são os heterosexuais?
E serem heterosexuais para que lhes serve se não podem "praticar"?
Não tem que pedir desculpa... Tem é que lamentar.
Tudo isto é um disparate, que só desprestigia quem dita estas leis.
Visam o quê?

24/11/05 12:11  
Anonymous Anónimo said...

E os homofóbicos também são perdoados, não só pela Igreja Católica, mas por todos aqueles que estão aqui em berraria pelos "direitos humanos"?

24/11/05 23:24  
Blogger /me said...

Da minha parte, como católico e como pessoa bissexual que procura encontrar o seu caminho, como pessoa que teve de aprender a não se odiar por sentir como sente, obrigado por este post.

8/1/06 19:36  

Enviar um comentário

<< Home