dezembro 07, 2005

Haja bom senso

Resisti até agora a escrever um post sobre os crucifixos nas escolas por considerar o tema absolutamente irrelevante. Não me parece que os crucifixos façam falta nas escolas e se alguém se sente incomodado acho muito bem que se tirem.

Ser católico é antes do mais ser cristão e isso significa que a nossa missão é viver e anunciar o amor de Deus. Essa deve ser a mensagem fundamental dos católicos. Este amor deve também dar-nos o bom senso de distinguirmos o essencial do acessório e os crucifixos em meia dúzia de salas de aula de escolas oficiais é para mim algo claramente acessório.

Acho insuportável a reacção dos católicos portugueses com intervenção mediática a defenderem os crucifixos. Com algumas excepções, têm aparecido comentários que em geral têm que empolar muito o assunto antes de poderem justificar a sua posição (misturam a presença de crucifixos com a questão dos feriados religiosos, com os símbolos da bandeira, etc.).

Preocupa-me muito esta reacção de muitas pessoas que tenho na conta de sensatas. Parece que hoje a Igreja gasta toda a sua energia a defender com unhas e dentes coisas insignificantes. De tudo se faz uma questão de vida ou de morte.